Está aqui: Início - - Fitossanidade - Pragas e Doenças - Alerta - Vespa das galhas ou Cinipídeo dos Castanheiros

Vespa das galhas ou Cinipídeo dos Castanheiros

Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu, 1951 (Hymenoptera Cynipidae) é a praga mais grave do castanheiro e praticamente exclusivo desta espécie. É originário da China e está presente no Japão, Coreia e nos EUA desde 1974. Na Europa foi assinalado em Itália em 2002 e posteriormente na França, Eslovénia, Suíça e Espanha. Foi assinalado em Portugal, no mês de Junho, no concelho de Barcelos

Sintomas, dispersão e impacto económico

Desde a postura até ao desenvolvimento das larvas não é possível detetar qualquer sintoma, por simples observação visual. O principal sintoma é o aparecimento de galhas, nos ramos e folhas, a partir de meados de Abril/Maio. Inicialmente as galhas são de cor verde-clara confundindo-se facilmente na folhagem verde. Passam a rosadas e posteriormente a castanhas, e ficam presas na árvore. A sua dimensão oscila entre 5 e 20 mm. O inseto ao induzir a planta para a formação de galhas, prejudica o normal desenvolvimento vegetativo, que se traduz numa diminuição do crescimento dos ramos e sobretudo na formação de frutos. A gravidade desta praga resulta na quebra da produção de castanhas que pode chegar aos 60%, conforme o ocorrido noutros países. A dispersão é feita através do voo das fêmeas adultas, e sobretudo da plantação de jovens plantas infestadas sem sintomas.

Hospedeiros

Este inseto ataca todos os castanheiros em geral.

Sintomatologia

Ponto de situação (setembro 2016)

DivulgaçãoDivulgação

Sintomas e estragos na cultura

Ajuda

Se tiver suspeitas ou se identificar sintomas de ataque desta praga nos seus castanheiros, por favor informe imediatamente a sua Direção Regional de Agricultura através dos contactos:

Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar e Licenciamento
Lugar de Codessais
5000-421 Vila Real
Tel: (+351) 259 300 600
Mail: fitossanidade@drapnorte.pt

Divisão de Apoio ao Setor Agroalimentar
Est. Ext. Circunvalação, 11846
4460-281 SENHORA DA HORA
TEL. + 351 229 574 036
Mail: amaliaxavier@drapnorte.pt

 

Se puder contribuir para uma identificação mais adequada do problema, agradecemos que preencha a "ficha de prospeção" e nos envie por correio eletrónico.”

 

 


Acessibilidade na Web[d]

Copyright 2008-2012 DRAPN, Todos os Direitos Reservados
[ Avisos Legais ] [ Política de Privacidade ] [ Link's Úteis ] [ Sugestões ] [ Webmail ] [ Faq's ]

Em Conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C e de acordo com RCM número 155/2007, de 2 de Outubro